domingo, 17 de abril de 2016

Ratatouille

Depois de ter virado nome do desenho do ratinho francês, todo mundo quer fazer e/ou provar o ratatouille. O prato é do século XVIII e tem origem na Provença. É um acompanhamento bonito, gostoso e saudável. A receita abaixo dá um pirex grande. Acho interessante usar muitas ervas, além do manjericão. 


Ingredientes
3 berinjelas médias
3 abobrinhas médias
10 dentes de alho
Manjericão
1 kg de tomate sem pele
3 cebolas
2 pimentão verde
2 pimentão vermelho
2 pimentão amarelo
Azeite de oliva para refogar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
ervas à gosto

Preparo
Cortar tudo em rodelas, exceto uma parte dos tomates, com que será feito um molho. arrumar uma rodela de cada num pirex. Algumas pessoas fazem no fogão e outras no forno. Eu experimentei no forno, mas não acho que teria feito muita diferença, já que o molho que vai por cima acaba cozinhando os legumes no forno também. Intercale bastante as cores. O resultado final é uma sequência colorida de legumes. Regue com azeite, sal e pimenta e leve ao forno enquanto faz o molho, assim, os vegetais já começam a assar. Para o moho, frite os dentes de alho picados, junte o manjericão e sal à gosto. Não precisa cozinhar muito, já que vai ao forno. Retire do forno, coloque o molho e devolva ao forno. Eu assei por uns 40 minutos. 



Depois de frio, o ratatouille se transforma num antepasto delicioso! Fiz um sanduíche com pão sírio, pasta vegana de manjericão e o que sobrou do ratatouille do almoço! Ficou muuuito bom!

Um comentário:

Busca