sábado, 29 de outubro de 2016

Omelete vegano de grão-de-bico

Finalmente tive tempo para testar esse omelete! E, sinceramente, é aquele tipo de coisa que você pensa: como pude viver sem isso todo esse tempo? Delicioso!

A receita é de um dos meus sites preferidos, o Papa Capim.

Ingredientes:
1 xícara de grão de bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais 
4 colheres de sopa de aveia em flocos 
3 dentes de alho 
1/4 colher de chá de cúrcuma 
Uma pitada de ervas finas desidratadas 
colher de chá cheia de fermento 
Sal e pimenta do reino a gosto 
1 cebola, picadinha
 Um punhado de salsinha, picada 

Azeite


Preparo:


Escorra o grão de bico demolhado e bata com 2x de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a aveia, o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos.  Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, prove (grão de bico cru tem um sabor desagradável, então não se assuste), corrija o sal e reserve. Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar). 

Despeje um pouco da mistura de grão de bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca. Minha frigideira é bem grande e uso uma concha e meia de massa pra cada omelete. Adapte a quantidade de massa ao tamanho da sua frigideira. O omelete deve ficar relativamente fino, porém mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira e, consequentemente, do seu omelete). Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar (cuidado: se você tentar virar cedo demais ele vai se partir).


Texto original escrito por Sandra Guimarães - http://www.papacapimveg.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca