segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Maionese vegana super cremosa

Culinária é química! E quando você começa a entender como as coisas funcionam, fica um pouco mais fácil adaptar as receitas, especialmente para o veganismo. As glórias neste caso não são minhas: descobri esta receita no site Seriouseats, os caras são verdadeiros magos! Embora o site não seja vegetariano, eles encaram o desafio de criar receitas maravilhosas, e não meras substituições mais ou menos.

Segue, então, a receita de maionese vegana de grão de bico e aquafaba (eles utilizaram o grão de bico em lata, mas se alguém se aventurar com a água do grão de bico cozido em casa e funcionar, please, me conta!).


Ingredientes

2 dentes de alho médios, picados
1 colher de sopa de suco fresco de 1 limão
2 colheres de chá de mostarda Dijon
3 colheres de líquido de 1 lata de grão-de-bico, mais 12 grãos inteiros
1/2 xícara de óleo vegetal
1/4 xícara de azeite virgem extra
sal e pimenta do reino à gosto

Preparo
Junte o alho, o suco de limão, a mostarda, o líquido de grão-de-bico e os grãos-de-bico em um recipiente alto e utilize a hélice do mixer). Bata em alta velocidade até ficar completamente liso. Alternativamente, se decidir utilizar um liquidificador padrão, com ele ligado, adicione vagarosamente o óleo vegetal. Deve formar-se uma emulsão suave e cremosa.
Usando uma espátula de borracha, transfira para uma tigela, misturando constantemente, salpique lentamente o azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta. A maionese poderá ser conservada em um recipiente coberto na geladeira por até 1 semana.

do site: http://www.seriouseats.com/




Um comentário:

  1. Gente eu já comi maionese vegana, sempre amei, mas nunca imaginei que poderia ser feito d egrão de bico, que é outra coisa q eu amo.
    Essa receita vou fazer com certeza.
    https://verdeveggie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Busca