domingo, 18 de junho de 2017

Rejuvelac e seus milagres!

Há algum tempo venho pesquisando as técnicas relacionadas à culinária vegana. 

O Rejuvelac é uma destas técnicas. É um probiótico natural, derivado da fermentação de grãos germinados, que pode ser consumido puro, em sucos e vitaminas ou usado para fermentação de outros alimentos, como iogurte e queijos veganos.

Meu interesse inicial foram os queijos, mas também já testei para fazer iogurte e realmente funciona. 

Para fazer o rejuvelac, você vai precisar de 


  • 1 xícara de grãos de trigo


Deixe de molho durante a noite. Escorra e deixe coberto em temperatura ambiente para germinar. O tempo de germinação é variável, você pode enxaguar algumas vezes. 

Quando os brotinhos aparecerem, você pode iniciar o processo propriamente dito. Coloque-os em um vidro esterilizado com água filtrada, faltando uns dois dedos para encher todo o vidro.

Deixe em temperatura ambiente para fermentar. Este processo pode levar 48 horas. Você vai notar uma alteração na coloração, no odor e no gosto da água. A ideia é que se transforme num líquido levemente esbranquiçado, talvez com uma película branca por cima (normal), com um leve gosto azedo. Se em algum momento, sentir um odor forte de podre ou gosto desagradável, reinicie o processo (pode utilizar os mesmos grãos).

Este líquido precioso deverá ser conservado na geladeira por 5 dias. O líquido também é utilizado como adubo. 

O Rejuvelac não contém glúten. Os grãos de trigo germinados podem ser usados para fazer uma nova receita de rejuvelac ou, ainda, em receitas, preferencialmente crus, como em saladas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca